Terapia Cognitivo-Comportamental

terapia cognitivo-comportamental em bh

A psicoterapia é um dos tipos de tratamento para praticamente todos os transtornos mentais, além de pessoas que estejam passando por problemas emocionais, dificuldade nos relacionamentos interpessoais ou crises existenciais.

Sendo assim, a psicoterapia é um método de tratamento realizado por um profissional treinado, que realiza uma variedade de intervenções com o objetivo de auxiliar na modificação de problemas de natureza emocional, cognitiva ou comportamental.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) compreende que as emoções e comportamentos se estruturam pelo modo como a pessoa compreende a si mesma, os outros e o mundo ao seu redor, e seu futuro. Cognição na TCC refere-se às “deduções sobre nossas experiências e sobre a ocorrência e o controle de eventos futuros”.

O pensamento influencia tanto o humor como a forma de se comportar, desse modo, a forma como nós percebemos, pensamos e interpretamos as coisas influencia em como nos sentimos e comportamos. Certamente que não se trata de uma linearidade, mas de uma interação entre pensamentos, sentimentos, comportamentos, fisiologia e ambiente mutuamente influenciados.

Também, não significa que o pensamento causa os problemas psicológicos, mas contribuem para a manutenção de emoções e/ou comportamentos disfuncionais. Tais padrões disfuncionais podem ser entendidos pelas reações emocionais, comportamentais e fisiológicas, decorrentes de pensamentos automáticos, gerados a partir de determinadas situações, que por sua vez, são fruto de crenças pessoais, isto é, do modo que interpretamos os acontecimentos. A forma como atribuímos sentido/significado às coisas é central para o modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental. Cada pessoa possui seu sistema particular de crenças.

A partir desse entendimento, a Terapia Cognitivo-Comportamental aborda os diversos sofrimentos da vida humana em suas especificidades, como os transtornos psiquiátricos: depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, dependência química, entre outros. Aborda problemas relacionados a condições clínicas como câncer, dores crônicas, insônia, disfunções sexuais, entre outras. Além de problemas da vida humana não associados a psicopatologias.

Desejo marcar uma consulta