Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Sociólogos, Antropólogos, Cientistas Políticos

O que fazem:

Cientistas Sociais analisam hábitos, costumes, relações familiares, características religiosas, organização institucional e econômica de diversos grupos sociais, com base em pesquisas e observações. Pesquisam fenômenos como migrações, conflitos sociais e movimentos políticos. Tais conhecimentos podem ser aplicados na solução de problemas nas áreas de educação, saúde, violência urbana, entre outros. Podem especializar-se em áreas como:

Antropologia – estuda as diferentes sociedades sob o aspecto cultural e do comportamento humano: estrutura familiar, religião, língua, folclore, costumes e manifestações artísticas.

Sociologia – analisa as relações sociais entre os indivíduos. Investiga origem, desenvolvimento e funcionamento das instituições.

Ciência Política – pesquisa a sociedade do ponto de vista do poder político. Estuda a origem e o funcionamento dos sistemas de governo, das instituições, e dos partidos políticos. Trabalham com questões ligadas à opinião pública, ideologias e legislações.

Características Pessoais:

Capacidade de análise;
Capacidade de comunicação;
Capacidade de observação;
Curiosidade;
Espírito de investigação;
Facilidade de expressão;
Gosto pela pesquisa e pelos estudos;
Gosto pelo debate;
Habilidade para escrever;
Interesse pela leitura;
Interesse por temas da atualidade;
Raciocínio abstrato e lógico desenvolvidos.

Movimento dos Sem-Terra, violência nos centros urbanos, organização dos partidos políticos, globalização, movimentos culturais – os mais diversos grupos sociais, aspectos culturais, relações entre os indivíduos e relações de poder são objetos de estudo para os Cientistas Sociais.

ORIENTE-SE, FAÇA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL! Fonte: Guia de profissões.

Flávio Hastenreiter
flaviohastenreiter@gmail.com