23 jun Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Engenheiros
O que fazem:
Engenheiros são profissionais que procuram soluções economicamente viáveis para problemas técnicos gerados pela atividade humana. Aplicam princípios da matemática e das ciências para planejar, desenhar e criar meios para que máquinas e sistemas trabalhem melhor. Foi a engenharia que chegou a soluções produtos que revolucionaram nossas vidas, como a eletricidade, hidrelétricas, controle de poluição, eletrodomésticos, automóveis, aviões, foguetes, computadores, entre muitas outras coisas. Das cidades ao espaço, todos os setores produtivos, sobretudo os industriais, precisam do engenheiro: a agricultura, as minas, as explorações marítimas, a biotecnologia, o setor de eletrônicos, a informática, a indústria nuclear, automobilística, a química, a aeronáutica. São cerca de 30 especialidades reconhecidas pelas sociedades de engenheiros e dentro de cada uma há um grande número de subcampos. Alguns dos campos mais conhecidos e as áreas de atuação correspondentes estão listados abaixo:
Engenheiros aeronáuticos e aeroespaciais: lidam com todo tipo de aeronave e estruturas como mísseis, cápsulas espaciais, aviões e qualquer outro equipamento do setor.
Engenheiros agrícolas: desenvolvem equipamentos agrícolas e de produção de alimentos, irrigação, armazenagem e sistemas de distribuição dos produtos para os mercados, visando ao crescimento da produção e à diminuição dos custos.
Engenheiros automobilísticos: trabalham na produção de carros, ônibus, caminhões e seus componentes, desenhando, fazendo cálculos aerodinâmicos, adequação ao combustível, itens de segurança.
Engenheiros cartógrafos: comandam equipes e fazem mapeamentos de regiões.
Engenheiros civis: projetam e coordenam a construção de pontes, elevados, túneis, rodovias, sistemas de saneamento, grandes construções e fazem planejamento urbano.
Engenheiros de computação: desenvolvem novas tecnologias, produtos e soluções na área de computação eletrônica.
Engenheiros elétricos: comanda trabalhadores nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e no desenvolvimento de equipamentos e suas aplicações. Trabalham também em empreendimentos – fábricas, shoppings, grandes prédios – que consomem muita emergia elétrica.
Engenheiros eletrônicos: especialistas da área elétrica, atuam na indústria eletrônica, especialmente computadores, aparelhos de som, hospitalares e de comunicação.
Engenheiros químicos: desenvolvem produtos químicos como produtos de limpeza, fertilizantes, medicamentos.
Engenheiros de materiais: pesquisam e desenvolvem materiais como cerâmicas, metais, resinas para fins industriais.
Engenheiros mecânicos: projetam em todos os detalhes máquinas e equipamentos, seus movimentos, suas engrenagens, seus motores; coordenam a fabricação e manutenção da maquinaria de uma indústria.
Engenheiros metalúrgicos: trabalham na extração e seus processos de purificação e desenvolvem novos produtos a partir deles.
Engenheiros navais: são responsáveis pela construção de embarcações e plataformas marítimas.
Engenheiros nucleares: projetam instalações, equipamentos, itens de segurança de usinas nucleares; desenvolvem novos usos para a energia nuclear, como na medicina e outras indústrias.
Engenheiros de petróleo: fazem pesquisas e supervisão da extração de petróleo e do seu gás.
Engenheiros de produção: planejam o processo produtivo como um todo.
Engenheiros ambientais: são responsáveis pelo controle das águas que abastecem as cidades, do ar e do ruído, e de outras características do meio ambiente, modificadas pelo homem e necessárias para seu bem-estar.
Engenheiros mecatrônicos: trabalham na criação, projeto e desenvolvimento de estruturas mecânicas e eletrônicas controladas por computador, como robôs, sistemas automáticos de segurança etc.
Características pessoais:
Atenção a detalhes;
Capacidade de abstração;
Capacidade de concentração;
Capacidade de organização;
Capacidade de resolver problemas práticos;
Criatividade;
Curiosidade;
Facilidade para matemática;
Interesse pelas ciências;
Interesse pelo funcionamento das coisas;
Interesse em construir coisas;
Interesse por computadores;
Interesse por novas técnicas e tecnologias;
Gosto pela pesquisa e pelos estudos;
Raciocínio lógico desenvolvido.
Cada vez mais as empresas valorizam nos candidatos a uma vaga as seguintes características:
Agilidade;
Capacidade de adaptação a novas situações;
Capacidade de comunicação;
Capacidade de decisão;
Capacidade de liderança;
Capacidade de resolver problemas práticos;
Facilidade de relacionamento;
Flexibilidade;
Habilidade para trabalhar em equipe;
Interesse por adquirir conhecimento em diversas áreas.
Desde que deixou a caverna, o homem constrói. Primeiro foram casas, abrigos, depois templos, monumentos, estradas e, por fim, máquinas e produtos. Por isso, a engenharia é considerada uma das mais antigas atividades do homem. As especialidades surgem à medida que a produção se torna mais sofisticada – a carreira está em constante adaptação às exigências tecnológicas.
ORIENTE-SE, FAÇA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL!
Fonte: Guia de profissões.