ALÉM DA COMPREENSÃO

ALÉM DA COMPREENSÃO

 

Um jovem entra num bar sofisticado e pede uma taça de vinho branco. Sua aparência é impecável: terno, gravata conservadora, sapatos de bico fino. Fala devagar e com clareza. Pega a taça delicadamente – e a derrama com a maior calma do mundo no piso polido do bar.

O barman e os demais clientes não conseguem acreditar no que seus olhos viram. O próprio rapaz é a imagem viva do constrangimento. “Não sei por que eu fiz isso”, exclama. “Que vergonha, meu Deus!” E sai correndo do bar.

Na noite seguinte ele retorna, tão bem-vestido quanto antes, e mais uma vez pede uma taça de vinho. O barman hesita por um instante, mas serve-lhe a bebida: “Coitado, devia estar bêbado ontem, ou sentindo-se mal”, pensa com seus botões. O jovem pega a taça – e derrama seu conteúdo no chão.

– Não estou entendendo – exclama o jovem, consternado. – Que vergonha. Nem sei o que dizer.

– Não diga nada, senhor, mas é melhor sair – rebate o barman. – O senhor está precisando de ajuda urgente. E nem pense em voltar a este bar se não começar a se tratar.

Três anos se passam. O jovem bem-vestido aparece outra vez no bar e volta a pedir uma taça de vinho. – Eu me lembro do senhor – diz o barman –, e acho que não vou servi-lo, não.

– Entendo que você se sinta assim, mas quero que saiba que segui o seu conselho. Venho me tratando com um terapeuta três vezes por semana há três anos, e só porque a terapia foi extremamente bem-sucedida que me senti pronto para voltar aqui.

– Bem, nesse caso, aqui está o seu vinho.

O jovem sorri, pega a taça… e derrama o vinho no chão.

– Mas o senhor não falou que o tratamento tinha dado certo?! – grita o garçom, saindo de trás do balcão para empurrar o rapaz porta afora.

– E deu! Agora que eu entendo por que tenho essa compulsão para jogar o vinho no chão, não fico mais com vergonha quando isso acontece.

Moral da história: não basta entender por que erramos. Também é importante não errar mais.

___

Freeman, Arthur. As 10 bobagens mais comuns que as pessoas inteligentes cometem e técnicas eficazes para evitá-las . Guarda-Chuva. Edição do Kindle.